Contacta-nos!
AfterSchool
Informática I
Candidaturas até 24 de Setembro 2019
Aprende Mais
AfterSchool
INFORMÁTICA I
Outros cursos
O AfterSchool funciona num regime de aula invertida (flipped classroom). Isto significa que, em casa, os alunos leem, pensam e assistem a vídeos com os conteúdos programáticos, e que, nas aulas, resolvem exercícios e esclarecem dúvidas.
No AfterSchool, o acompanhamento da aprendizagem e a seleção dos conteúdos são feitos por professores e alunos do Instituto Superior Técnico, bem como por alunos de excelência do ensino secundário. Com o AfterSchool vais poder aprender Ciência, desenvolver competências e fazer amigos.
O curso de Informática I pretende ensinar a programar. Espera-se que após o curso os alunos sejam capazes de perceber como é que a programação pode ajudá-los a resolver problemas e se sintam confiantes na sua capacidade para criar pequenos programas. Este curso destina-se a alunos sem qualquer experiência de programação e utiliza o Python como linguagem de programação.
Alguns dos tópicos do curso de Informática I são:
-
Introdução à programação.
-
Fundamentos de Python.
-
Criação de jogos de computador.
-
Introdução aos algoritmos e estruturas de dados.
-
Conceitos de programação competitiva.
-
Projeto final.
Na primeira edição do AfterSchool, de outubro a dezembro 2019, haverá 4 cursos. Para além do curso Informática I, as candidaturas estão também abertas, nas respetivas páginas, para os cursos de Matemática, Neurociência e Machine Learning.
Estamos a considerar abrir cursos de Física, Química e Biologia, entre outros!, mas estamos abertos às tuas sugestões. Por isso, se estiveres interessado, envia-nos um e mail dá-nos a tua opinião. Ela faz a diferença!
Mais Detalhes
Público-alvo
Local
Duração
Carga horária (total)
Carga horária (semanal)
Horário
Datas
Alunos do 7º, 8º, 9º, 10º ano
Instituto Superior Técnico (IST)
12 semanas (outubro a dezembro)
72 horas
2 horas presenciais (IST)
4 horas de estudo autónomo (casa)
Sábados - 10:00 às 12:00
5, 12, 19, 26 de outubro
2, 9, 16, 23, 30 de novembro
7, 14, 21 de dezembro
After School
-
Gostava de participar em mais do que um curso ao mesmo tempo. É possível?Recomendamos candidatares-te a todos os cursos em que estejas interessado e para o qual tenhas disponibilidade de horário. No entanto, dado o número de vagas para cada curso ser bastante menor do que o respetivo número de candidaturas, será pouco provável um aluno participar em dois cursos em simultâneo de forma a dar oportunidade a um maior número de alunos.
-
O meu ano de escolaridade não aparece em nenhum dos cursos do AfterSchool. Isto quer dizer que o AfterSchool não é para mim?Não! Apesar dos cursos de outubro a dezembro 2019 só estarem abertos para alunos entre o 7º e o 12º ano, isso não quer dizer que o AfterSchool não é para ti. Nós pretendemos alargar o AfterSchool aos vários anos de escolaridade. Em particular, é possível que no início de 2020 já tenhamos vagas para alunos do 1º e 2º Ciclo. Por isso, fica atento!
-
Quanto se paga para participar no AfterSchool?O AfterSchool é uma atividade que segue o modelo 'pay what you want'. Isto significa que cada um paga aquilo que achar justo pela sua participação no AfterSchool. O AfterSchool organizado pelo TreeTree2, uma associação sem fins lucrativos que visa promover o ensino extracurricular de excelência nas áreas de Ciência e Engenharia, e consideramos que as questões financeiras não devem ser um impedimento à participação de qualquer aluno. Como tal, deixamos que sejam os encarregados de educação a definir o valor do seu apoio ao AfterSchool. Qualquer valor doado ao TreeTree2 será investido na expansão das suas atividades. Assim, ao apoiar o AfterSchool, não só está a ajudar-nos a chegar a mais alunos e a criar mais cursos, como também está a apoiar outras atividades que temos, em formatos diferentes do AfterSchool, tais como a Academia de Verão e o HAC de Aprendizagem Científica - e muitos outros programas ainda na gaveta!
-
O que é o regime de 'aula invertida'?O regime de aula invertida é um regime que... inverte a lógica de ensino habitual. Assim, neste regime, recorre-se a uma abordagem pedagógica caracterizada por dois aspetos: 1) Em casa, os alunos aprendem os conteúdos através de recursos digitais, tais como vídeos, textos, plataformas interativas e outros. 2) Na aula, os alunos fazem exercícios, atividades de grupo e esclarecem dúvidas com a equipa de formação. Para além de ser um regime de ensino que fomenta a autonomia, a aula invertida tem demonstrado ter um impacto positivo no sucesso escolar dos alunos. [1] [1] Lo, C. K., & Hew, K. F. (2017). A critical review of flipped classroom challenges in K-12 education: Possible solutions and recommendations for future research. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 12(1), 4.]
TreeTree2
O TreeTree2 é uma organização sem fins lucrativos composta, maioritariamente, por cientistas e engenheiros que procuram criar as atividades que gostavam de ter tido quando eram mais novos.
Ao longo dos anos, temos desenvolvido vários projetos como, por exemplo, a Academia de Aprendizagem e Olimpíadas Científicas e o HAC de Aprendizagem Científica.
Nestes projetos contamos com o apoio de vários parceiros, dos quais destacamos o Instituto Superior Técnico, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Sociedade Portuguesa de Física, a Sociedade Portuguesa de Matemática e o Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Equipa
(em atualização)
Instituto Superior Técnico
Sociedade Portuguesa de Física
Instituto Português do Desporto e da Juventude
Sociedade Portuguesa de Matemática
João Rico
Físico. Aluno PhD em Machine Learning
Pedro Marcelino
Eng. Civil. Aluno PhD em Machine Learning
João Coelho
Físico. Cientista de Dados
Virgínia Barbosa
Engenheira Informática.
Realizadora de Cinema
Francisco Gonçalves
Psicólogo. Aluno PhD em Psicologia e Criminologia
... e muitos mais!